Publicado por: Lygia Bordados | dezembro 14, 2010

Flores e Losangos

Esta toalha de lavabo combina flores com uma forma geométrica: o losango. O resultado é um rico trabalho que, de tão belo, dispensa um bico para acabamento.

Losangos e Flores

Material necessário:

  • Tecido: sacaria, linho ou cambraia. 80 X 50 cm.
  • Agulha: niquelada para ponto de cruz número 26
  • Linha: esterlina número 20 para cambraia e linho e número para sacaria

Preparando a tela

  • Desfiar o tecido, puxando 4 fios e deixar quatro na horizontal e na vertical.  Até completar 24 carreiras na vertical.
  • Neste modelo, o acabamento é em perfilado.
  • Para fazer a tela, tecer na horizontal e na vertical, envolvendo os fios como um cordãozinho.

Para fazer o losango:

  • Preparada a tela – e começando pelo meio – vamos fazer os losangos que teem altura e largura de 7 quadradinhos
  • Para formar os losangos, vamos usar o ponto caseado, começando pelo superior, caseando 4 quadrados na diagonal que formarão um lado. E assim, repetiremos para cada lado do losango, conforme a imagem abaixo
  • Reserve um intervalo de um quadrado de um losango para o outro.
  • Para começar o losango seguinte, comece pelo vértice lateral. Ou seja, o último dos quatro primeiros. Assim ,as vértices laterais dos distintos losangos se encontrarão.

Para fazer as flores:

  • Comece pelo centro do losango. Contando 4 quadrados, a partir de cada vértice.
  • Trabalhe com a linha dupla, enfiando as duas pontas da linha na agulha. A ponta da linha formará uma laçada.
  • Com a linha dupla,  prenda essa laçada na parte superior do quadrado central do losango.
  • Atravesse a agulha na haste da direita desse quadrado e volte ao centro por baixo da parte superior do quadrado.
  • Repita esse passo nessa mesma haste, sendo que dessa passando por cima da parte superior do quadrado e volte por baixo para fazer a segunda pétala da esquerda.
  • Cada flor consta de 8 pétalas.

Veja o video abaixo

Espero que tenham gostado. Agora, mãos à obra!

Responses

  1. Querida coloca o passo a passso desse trabalho( flores e losangos). Ah estou no aguardo da sua resposta por email. Bjs

  2. Desculpa!!! o passo a passso que me refiro é desde o inicio com as fotos, desde o desfiar. Estou ansiosa para fazer esse curso com vc.

  3. ESTA FLOR EM LOSANGOLO , EU A TENHO EM CASA NUM PANINHO DE AMOSTRA, MAS N CONSEGUIA LEMBRAR O PASSO A PASSO . OBRIGADA VOU FAZE-LA NOVAMENTE. BJS JO

  4. Adorei seus trabalhos, pena que não possa ir até aí e ver de perto estas maravilhas que vc faz, aqui ficamos na tentativa de reproduzir seus ensinamentos pela net, obrigada por partilhar conosco tua Graça Divina! Bjus, que Deus esteja contigo.

  5. Lygia, espero que esteja bem!

    Adorei seus trabalhos e gostaria de aprender via internet, porque sou de Belo Horizonte. Nunca fiz esse tipo de bordado e gostaria de aprender pelos pontos mais simples e se possivel por vídeo.

    Você já tem algum vídeo de seus trabalhos, passo a passo? Caso tenha, por favor entre em contato comigo, me informando como adquirir, ou até mesmo indicar revistas onde poderei aprender.

    Aguardo retorno!

    Deus abençõe suas mãos e lhe dê muita saúde para vc continuar executando e encantando a todos com seus maravilhosos trabalhos.

    Forte abraço

Categorias