Publicado por: Lygia Bordados | fevereiro 25, 2009

Cruz de Malta – lindo e nobre

Lindo de morrer, esse motivo é um dos meus favoritos.

cruz-de-malta2

Eu o chamo “Cruz de Malta”, por razões óbvias.

Não é de difícil execução, mas requer atenção e paciência.

  1. Desfie, na horizontal, cerca de 3,5 cm, para que a barrinha fique larga e as cruzes bem visíveis.
  2. Faça meio ponto, separando o desfiado de três em três fios.
  3. Deixando cerca de 1 cm da extremidade da barra, junte três fios e circule a linha em volta até a mesma distância da parte inferior
  4. Ao chegar à distância de 1,0 cm da barra, peguea mais três fios, formando um grupo de 6 e desça, tecendo os três novos fios que pegou em cima

cruz-de-malta-passoapasso1

  1. Na parte de baixo, pegue mais três fios, formando 6, voltando a subir com os três novos, e assim, sucessivamente.
  2. Feita essa base, que tem o aspecto de “V” (em verde, no detalhe).
  3. Faça nozinhos, separando os grupos de fios das extremidades da barra
  4. Feita a base, é fácil cerzir as cruzes e realizar os demais acabamentos.

Estemotivo fica lindo em toalhas de cozinha ou lavabo, panos de bandeja lenços, roupas, etc.

Divirta-se e bons bordados !

Responses

  1. Adoro poder apreciar seus trabalhos! Trabalho como psicopedagoga,mas gosto muito de trabalhos manuais, e consegui formar minha filha em faculdade particular complementando minha renda bordando blusas e bolsas. Atualmente me interessei pela bainha aberta, (lembrando minha avó) e são Lindíssimos… seus trabalhos. Parabéns !!!

    • Muito obrigada pela visita, Rosana!
      O bordado é pra mim uma terapia fantástica, depois que me aposentei da profissão de odontóloga.
      Um abraço,
      Lygia

  2. seus trabalhos são perfeitos.parabens!

  3. lindos,fiquei fascinada,vou tentar reproduzir alguns,especilamente o girassol.

  4. lindos trabalhos.especialmente o girssol.vou tentar.Parabens!

  5. Olá! Entrei no google para achar o grafico da cruz de malta em ponto cruz.Trabalho com tela plástica ,sou artesã,faço peças para colocar em chaveiros ,celular,retrovisor de carro,…,agradeço a sua ajuda. Jussara

  6. boa tarde, eu gostaria de saber se pode me ajudar….. sou brasileira, mas moro em Portugal, numa das minhas idas para o Brasil tive oportunidade de aprender o bordado de Cruz de Malta na telagarça e adorei…. comprei algumas peças e trouxe…..
    agora gostaria de alguns riscos para poder bordar, será que poderia me enviar???? eu agradeço sua atenção. Sinceramente
    NEYDE

  7. uma pena que estamos tão longe, para eu poder fazer este curso de bainha aberta crivo, que sou apaixonada, mesmo agora que estou começando neste trabalho, mas são poucos os meus conhecimentos ainda. mas são uns mais lindos que o outro. estou dando uma olhadinha ok. um abraço, sou Rosy e moro em Nova Esperança, Noroeste do Parana. longe né.

Categorias