Publicado por: Lygia Bordados | janeiro 24, 2009

Passo a passo – Quadrilha

Foram muitos os pedidos de e-mail com o passo a passo da “Quadrilha”, portanto, resolvi publicá-lo novamente.

Está bem explicadinho é não é difícil.

Terei o maior prazer em esclarecer as dúvidas, se necessário.

Mãos a obra e divirtam-se !

Material necessário:

  1. Cânhamo
  2. Agulhas niqueladas para ponto cruz número 26
  3. Linha Esterlina número 10
  4. Tesoura de ponta fina para bordado
  • Recomendamos lavar o tecido antes de realizar o trabalho, para evitar que este encolha depois e faça com que o bordado fique com aspecto “franzido” ;
  • Antes de cortar o tecido, escolher cuidadosamente o motivo que deseja bordar, contando os fios para não haver desperdício;
  • O desfiado tem que ser exato. Cada quadrado deve ter seis fios.

quadrado-6-fios

Jogar fios do desfiado para o avesso e embuti-los na bainha para melhor acabamento

bainha-quadrado-6-fios

Alinhavar bainha com os fios embutidos antes de iniciar o trabalho

 Para que o trabalho fique mais harmônico, cada linha deve começar e terminar com o mesmo motivo.

mesmomotivo1

passo-1-quadrado-6-fios2

Para iniciar, prenda a linha (pode ser com um nozinho) embaixo da bainha (embutida), saindo a agulha do avesso para o direito, no centro de quatro quadrados.

Cada “flor” ocupará quatro quadrados de seis fios.

passo-2-quadrado-6-fios

Volta a agulha para o avesso, na diagonal, em direção ao canto. Sai  a ponta da agulha no canto, pelo direito, passa a laçada pela agulha e volta para o centro pelo avesso.

passo-3-quadrado-6-fios2

Sai a agulha novamente no centro, indo em direção ao segundo encontro dos fios e assim, sucessivamente, até completar as pétalas.

passo-4-quadrado-6-fios

Ao terminar a última pétala, passe a agulha para o avesso e a conduza ao quadrado vizinho, por dentro da bainha, para iniciar o outro motivo.

passo-5-quadrado-6-fios

Este motivo, nada mais é que ponto cheio trabalhado na diagonal de cada quadrado. Para iniciá-lo a agulha sai do avesso para o direito, após o primeiro fio.

passo-6-quadrado-6-fios

Os demais quadrados são trabalhados do centro para os cantos.

Vá alternando os motivos, até completar a sua barra.

Esta é uma amostra fácil e de efeito…

Meu neto a traduziu da maneira mais criativa e bem humorada para mim, enquanto escaneava a amostras.

Ele disse: Vó, é muito simples! Ado, ado, ado, cada um no seu quadrado!!!

Viva a juventude e o bom humor !

About these ads

Responses

  1. Mama, não herdei o seu talento, mas esse post tá demais!!

    beijos

  2. eu adorei este trabalho vou tentantar ver seu faço um se eu conseguir mando te dizer. beijos dulcilene.

  3. lindo

    • Muito obrigada, Vera.
      Um abraço,
      Lygia

  4. Adorei seu blog de bainha aberta,parabens…
    Gotaria de comprar a apostila pois não consigo fazer sozinha.

    • Neusa:
      As apostilas estão sendo elaboradas. Em breve publicarei no blog.
      Beijo

  5. Maravilhoso seu trabalho, abraços.

  6. obrigada por me enviar o grafico quadrilha um abraço

    • ola querida eu amo bainha aberta que trabalho maravilhoso muito bem elaborado parabéns lygia

  7. Passei por aqui e fiquei encantado com seus bordados. Trabalho com bordado computadorizado,
    mas aprecio o trabalho artesanal, feito de maneira manual. Visite nosso site e conheça um pouco mais
    sobre bordado computadorizado.

    http://www.programasparabordado.com.br

    • Olá , boa noite, adorei o site, excelentes dicas, e programas de bordado grátis para baixar. Show!

  8. complimenti…davvero belli….

  9. legal!gostei ,ainda estou aprendendo

  10. QUE MARAVILHOSO O SEUS BORDADOS !!! ESTOU APRENDENDO , UM DIA QUERO BORDAR ASSIM BEM CHIQUE !!!

  11. parabéns lygia por esse bordado tão lindo adorei

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 112 outros seguidores